quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Como lidar com os filhos e a tecnologia?

Difícil é a tarefa de educar, ninguém pode duvidar disso! A correria do dia a dia, a velocidade das informações, o estresse do transito, as vezes parece que 24 horas não é suficiente se somada as demandas dos filhos. No entanto, não podemos abrir mão, de jeito nenhum, dessa função que estar longe de ser uma vocação.
A função de mãe, de pai ou dos dois ao mesmo tempo englobam algumas atribuições importantes e, não tem colocar um substituto para esse papel, visto que é nessa relação (pais e filhos) que o sujeito se constitui, quer dizer, que é nessa relação primordial que a criança encontrará suporte (ou não) para lidar com os desafios da vida, portanto qualquer falha pode comprometer toda experiencia de vida do sujeito. 
Sei que deixar nossas crianças entregues aos jogos de vídeo-game, canais de seriados, smartphone, tablet ou qualquer tecnologia parece ser a receita perfeita para momentos de sossego, e sim, é verdade. Tais entretenimentos parece magico mesmo, os prende por muito tempo e da pra fazer tudo que queremos sem ser incomodados. Que maravilha! SQN.
Vamos lá, não estou aqui pra marginalizar a tecnologia, pois de fato, as vezes, sim, ela é um bom recurso e, as vezes, não, ela pode ser péssimo!
Como utilizar, então, a tecnologia ao nosso favor, isso é, sem prejudicar nossa relação com os filhos? Cito abaixo, sete tópicos que servirá para uma reflexão, pois, não existe uma receita que possa realmente impedir que um problema aconteça, desse modo, o importa é estar sempre atento as nossas crianças.   

1° - não deixe seu filho isolado por muito tempo, a solidão é traiçoeira, ela chega de mansinho e aos pouco o sujeito vai se acostumando com ele, até que um muro é erguido e o contato fica muto difícil; 
2° - estabeleça tempo para ele usar essas tecnologias;
3° - de tarefas de casa pra ele fazer e cobre os serviços, isso fará com que ele se sinta parte de um contexto, que funciona bem, por conta de sua ajuda;
4°- não se utilize desses entretenimento para deixar seu filho quieto e você poder ficar livre;
5°- converse com seu filho sobre seus personagens preferidos, ouça o que ele tem a dizer, pois essas falar são bastante reveladores; 
6° - convoque seu filho para estar perto de você, demostre prazer em fazer coisas em conjunto;
7°- acompanhe seus estudo, mesmo que você não tenha tempo pra fazer as lições juntos, olhe o seu caderno.

A nossa vida complicada e atarefada não pode dar lugar as concessão, nossas crianças, precisam de ter limites estabelecido. Sei que por muitas das vezes, por estarmos ausente, nos sentimos culpados e, esse sentimento nos faz crer que temos que ceder aos capricho dos nossos filhos, pois é uma forma de tentarmos reparar nossa falta, mas isso é um grande erro que os pais cometem. A maior prova de amor que podemos dar, é não abandona-los em suas próprias vontades, ou seja, um não, é um contorno necessário para demarca-lo no seu espaço. Lembre-se que toda demanda é demanda de amor e nem tudo que pedimos, é o que realmente queremos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário