terça-feira, 29 de novembro de 2011

Crianças na cama com os pais

Há muitos relatos de pais que passam pelo mesmo dilema com seus filhos na hora de ir dormir, contam que sua criança chora, perde o sono e só para quando colocada para dormir na cama junto com o casal.

Uns dos motivos pelo quais, pode haver essa ocorrência é que toda criança possui uma capacidade enorme de fantasiar, e desde os primeiros meses de vida, a mente do bebê, já funciona em pleno vapor, portanto, as crenças na onipotência de seus pensamentos estão muito fortalecidas, pois nesse momento eles são nada menos que, “vossa majestade o bebê”, onde, “Sabemos que o mundo estava lá antes do bebê, mas o bebê não sabe disso, e no início tem a ilusão de que o que ele encontra foi por ele criado”(Winnicott). Por conta disso, dormir pode representar um momento muito doloroso e ameaçador, onde, seus medos e inseguranças lhes são apresentadas através de monstros assustadores que se escondem debaixo da cama e dentro dos armários. Medos que se justificam em verdade, pelo fato de este ser o momento em que se separam de seus pais, e logo vem o temor de perdê-los, e até mesmo, dormir, pode estar vinculado à fantasia da morte, pois muito atrelam a morte com um sono que não acordam mais. Então, para afugentar-se de todos os seus temores, nada melhor que o aconchego da cama de seus pais.

O melhor caminho para evitar esse acontecimento, é estabelecer desde o nascimento do bebê uma rotina, na qual, de a ele a sensação de continuidade, pois através de uma seqüência de atividade que lhe for oferecido, (hora de mamar, hora do banho, hora do soninho, etc...) ele começará a se conectar com o mundo externo, dando-lhe mais confiança, pois, não será surpreendido a cada dia por situações diferente. Estabelecer uma rotina desde cedo na vida de uma criança, contribuirá para o fortalecimento do seu Ego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário